sábado, 6 de setembro de 2008

[Títulos de Capitalização é para o cristão?]

Para começar, o que é um título de capitalização? Popularmente conhecida como “poupança forçada” trata-se de uma forma de investimento onde você deposita valores (capital) mensalmente ou de uma única vez e após um prazo pré-estabelecido, tem o dinheiro investido de volta devidamente corrigido pela TR. Como motivação, cada título possui um número que é sorteado mensalmente e você pode ganhar prêmios materiais ou em dinheiro.

Como se trata de um investimento, inicialmente não há nada demais em fazer uma capitalização. Afinal, não há nada de errado em aplicar seu dinheirinho ganhado com muito sacrifício. Muitos irmãos empresários aplicam na bolsa de valores, em fundos de investimento ou em imóveis. Até as Filiais fazem isso com as doações que damos, senão, não seria possível manter as gráficas funcionando com o pouco dinheiro que nós contribuímos.

No entanto, se alguém perguntasse: É correto para um cristão comprar uma Telesena? Claro que não, você diria, baseando apenas suas afirmações pelo fato de ser um produto do Silvio Santos ou por ser vendido em lotéricas. Mas dando uma olhadela melhor, a resposta talvez não seja tão óbvia assim.

A Telesena, do Grupo Silvio Santos, nada mais é do que um título de capitalização, ou seja, um investimento, embora ele invista apenas 50% do valor pago. A CAIXA possui ainda o CapMais e o SuperXCap que são os seus produtos mais populares comercializados nos Lotéricos. O Bradesco tem o seu Pé Quente que geralmente é empurrado goela abaixo quando você tenta fazer um empréstimo por lá. A IBI (C&A) lançou o cartão de crédito que nada mais é do que um cartão de débito tendo por base o valor que você aplica num título de capitalização.

E agora? Pensaria melhor antes de condenar um irmão que comprou uma telesena?

Apesar de nunca ter sido tratada em publicações, há uma carta da Associação aos anciãos que fala sobre isso. Pelo que lembro a resposta era que se tratava de uma questão de consciência. Os irmãos deveriam ser alertados quanto a ganância e jogatina, e depois deveriam analisar, levando em consideração princípios bíblicos, se valeria à pena ou não comprar um título de capitalização. Muito relativo isso. Um irmão talvez achasse errado entrar numa lotérica para comprar uma telesena, mas não achar errado fazer um cartão de crédito do IBI.

Eu, particularmente acho errado. Uma pessoa que faz um título de capitalização não está procurando investimento, mas sim, os prêmios que ela oferece. Além disso, com as taxas praticadas no mercado, se ele quiser investir, a capitalização é o pior investimento que alguém pode querer. Até a Cardeneta de Poupança traz um retorno bem melhor. Mas quem sou eu para acusar alguém de ganancioso? E mesmo que eu soubesse disso, que base eu poderia afirmar uma vez que fazer investimentos financeiros não é pecado?

No final, só caberá mesmo a Jesus Cristo, o rei designado por nosso Deus, julgar isso. Até lá, paremos de julgar nossos irmãos...

11 comentários:

  1. Parabéns André pelo comentário sobre Tele-sena.Não vou dizer que seu comentário chegou na hora certa, mas que passou da hora, pois há algum tempo eu estava na casa lotérica pagando as contas e vi um ancião de minha congregação comprando uma tele-sena. Eu fiquei todo desconcertado quando vi a cena e olhei para outro lado para dá a impressão de que eu não havia visto a aquilo e realmente ele não percebeu que eu o vi.Agora pelos seus comentários o irmão (ancião) que comprou a tele-sena não será mais julgado mentalmente por mim. Muito pelo contrário, eu vou até comprar uma. Torça por mim, hein? heheh


    www.geovanematos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Geovane, lembre-se que se trata de uma questão de consciência. Mas sua decisão final deve ser respeitada e tratada apenas entre vc e Jeová.

    André Lago

    ResponderExcluir
  3. Telesena é, com certeza, jogatina. Título de capitalização é apenas uma fachada usada pra ludibriar o povo. E qts processos o Sílvio Santos tem por propaganda enganosa? Os títulos de capitalização trabalham o inverso.O objetivo pricipal é o título e não o prêmio. E lembre-se votar tb é de consciência. O que Jeová pensa da estória toda? E Jesus? Imagina ele comprando e aguardando o resultado no SBT, marcando os números, buscando o prêmio... Tele Sena é bingo disfarçado...ancião jogando ou não...

    ResponderExcluir
  4. Nunca me imaginei comprando uma tele-sena(?), acho que no fim das contas é sim uma loteria, visto que vc paga por um bilhete visando um bem mto maior (premio em dinheiro), mas enfim...
    Fiquei feliz por vc, mas mto surpresa, pelo seu noivado. Ela é TJ? Que vcs sejam MTO felizes!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse post. As vezes não pensamos no que está envolvido em titulos de capitalização, as tele senas da vida.
    mas é um caso de ser considerado em oração, com certeza é.
    Lembrando que mesmo a consciência de alguns não considerem errado, mas qtos mais farão tropeçar por esta atitude? não devemos pensar só em nós.

    ResponderExcluir
  6. não existe diferença nenhuma entre tele-sena e qualquer outro jogo. simplismente pq vc recupera metade de seu dinheiro. acho q muita gente sempre teve vontade de comprar uma mas arruma desculpas e atitudes de outros para justificarem seus atos. Como todos nós sabemos... nosso exemplo maior e Jesus e não ancião ou qualquer outro. e quem garante que o ancião estava comprando pra ele. " olha pra o cisco no olho dos outros e esquece a trave q tem no seu..." cada um vai pagar por suas conseguencias...

    daqui uns tempos.. vão estar juntos um monte de irmãos todo domingo assistindo silvio santos.. pra ver se o seu TITULO DE CAPITALIZAÇÃO FOI CONTEMPLADO! pelo amor de Deus né!!!!

    ResponderExcluir
  7. vai mexer nas feridas dos outros, vai... rsss

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, só uma pergunta:
    Alguém aqui está falando pela organização, pelo Corpo Governante? Porque parece que cada um pode decidir o que acha e acabou. Carta aos anciãos? Se você afirma isso pode provar? E se pode provar, como fará isso se não é ancião? Viu essa carta? Sabe se era só sobre isso que ela falava, qual era o contexto da carta? Irmão, está fazendo afirmações sobre coisas que simplesmente desconhece. Não faça outros tropeçar amigo. Isso é muito sério.
    Internet é algo mundial, já parou para pensar na sua responsabilidade ao dar opiniões PESSOAIS sobre esses assuntos?
    Por que não deixa isso nas mãos de quem recebeu a autoridade por Cristo de fornecer esclarecimentos sobre esses assuntos, o escravo fiel e fiscreto?

    ResponderExcluir
  9. Olá Galera, sei que já faz um tempo que isso foi postado mas sobre titulos de capitalização, eu fiz um e não estou visando o premio, nem sei o que ganha e não fico olhando pra ver se fui sorteado, o que eu quero e ter um pouquinho do meu money salvo daqui um tempo porque não consigo salvar nada e como é debito automático quando vou ver, já foi. Acredito que se uma pessoa compra um titulo desses tipo tele-sena tem que tomar cuidado pq isso envolve a pessoa a ficar ali a espera do sorteio e não visando o retorno que dará. Bem essa é minha opinião, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. O texto de Hebreus 13.5 complementa: Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

    ResponderExcluir
  11. Nunca comprei tele-sena... Mas esses dias abri uma conta no banco e acabei aderindo um titulo desses, de tão chato que tava sendo o processo de abertura de conta, e a mulher não parava de me empurrar coisas... Mas não foi visando os prêmios, até porque é dificil eu ganhar sorteio kk, pensei mais em "poxa, daqui um ano se eu tiver desempregada ainda saio com R$200 real pra pagar o cineminha".
    kkk

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.