terça-feira, 23 de março de 2010

10 MÚSICAS NACIONAIS MAIS TRISTES

A Revista Veja fez uma seleção de 10 músicas mais tristes nacionais e internacionais. Como a vida de blogueiro às vezes é o de copiar idéias dos outros, resolvi fazer a minha lista das dez canções nacionais mais tristes. Prepare o lenço e curta sua fossa com:

10º - "A Verdadeira História do Brasil" de Edson Gomes

Apesar de ser um reggae, Edson Gomes resume em poucas linhas as origens da escravidão e tenta explicar porque hoje o negro ainda é discriminado pela maioria das sociedades.

Letra corta-pulsos: "E era o chicote no ar / E era o chicote a estalar / E era o chicote a cortar / Era o chicote a sangrar / E até hoje dói / Bate mais uma vez"

9º - "Marvim" de Titãs

Na época, conhecida como uma banda pauleira, os Titãs atacaram de reggae para contar a história do garoto Marvim que apesar de ver seu pai morrer, sua mãe e irmãos passarem dificuldades, não entrou na bandidagem, mas conseguiu dar a volta por cima.

Letra corta-pulsos: "Trabalhava feito um burro nos campos/ Só via carne se roubasse um frango / E toda noite minha mãe orava/ Deus era em nome da fome que eu passava"


8º - "Por enquanto" de Legião Urbana

Renato Russo era um cara feio, sensível e que costumava ser desprezado pelas pessoas que amava. Por isso a maioria das suas canções de amor eram canções que pareciam serem feitas justamente para voce. Ele não se preocupava com verso, prosa ou vocábulos, mas apenas em demonstrar de forma simples o que sentia. Legião foi a trilha sonora de muitas das minhas fossas na minha vida.

Letra corta-pulsos: "Se lembra quando a gente / Chegou um dia a acreditar / Que tudo era pra sempre / Sem saber / Que o pra sempre sempre acaba"

7º - "Você pode ir na janela" do Gram

Uma das melhores bandas de rock que existe na atualidade, faz um som consistente e nessa canção, talvez ajudado pelo videoclipe bastante sugestivo, é uma das canções que fabrica lágrimas em meus olhos.

Letra corta-pulsos: "Como a canção que um dia fiz para te brindar / Você só me fez mudar / Mas depois mudou de mim"


6º - "Como vai você?" de Daniela Mercury.

Numa época aonde eu via um grande amor escapar de minhas mãos, Daniela surgiu com essa versão da famosa canção de Roberto Carlos, que embalou muitos momentos tristes regados a Rivotril. Até hoje é uma das canções marcantes de minha vida.

Letra corta-pulsos: "Como vai você? / Que modificou a minha vida / Razão de minha paz quase esquecida / Não sei se gosto mais de mim ou de você"


5º - "Devolva-me" de Adriana Calcanhoto.

Outra versão regravada de um clássico dos anos 60 que me faz sentir bastante triste toda vez que a escuto.

Letra corta-pulsos: "Deixe-me sozinho / Porque assim eu viverei em paz / Quero que seja bem feliz junto de seu novo rapaz"

4º - "Estrada da Vida" de Milionário e José Rico.

Uma das canções sertanejas de raiz. Meu pai era caminhoneiro na época aonde o sul da Bahia era líder na produção de cacau. Meu pai amava a estrada e essa música. Quando começou a ficar doente, no inicio tiraram ele da estrada, depois colocaram para dirigir caminhões de entrega em Salvador e por fim, virou motorista particular da dona da empresa até que definhou. É uma canção que resume bem a vida de caminhoneiro e os percauços da que atravessam a vida deles.

Letra corta-pulsos: "Mas o tempo cercou minha estrada / O cansaço me dominou / Minhas vistas se escureceram / E o final dessa estrada chegou"

3º - "Poderosa" do Raça Negra.

Um pagode? É isso mesmo?? Sim, apesar de sempre ter sido roqueiro em minha vida, eu vivi na Bahia e cercado por pagodeiros de todos os lados. Essa canção me lembra muito os acampamentos de minha congregação na ilha de Itaparica e de um grande amigo e irmão, que hoje está dormindo na morte, por causa de uma meningite, mas que Jeová com certeza o trará de volta no paraíso.

Letra corta-pulsos: "Vou nadar e morrer na beira da praia / Se não tiver você / O meu coração chora / A falta de você."

2º - "She made cry" dos Pholhas.

Uma das canções da minha infância que eu gostava muito de ouvir. Embalado pelo movimento da jovem guarda, os Pholhas, emocionava demais com essa canção.

Letra corta-pulsos: "O tempo esta passando eu sei / Eu procurarei outro amor / Mas eu ainda a terei em minha lembranças / Ela me faz chorar"

1º - "Pai" de Fábio Jr.

Já é difícil conter as lágrimas ao ouvir essa canção mesmo se você possui seu pai bem vivinho da silva, imagine se você tivesse perdid ele com apenas 12 anos e tivesse visto-o desfalecer aos poucos por causa de uma cirrose? "Pai" é imbatível, é uma lágrima garantida todas as vezes que se ouve essa canção.

Letra corta-pulsos: "Pai, eu não faço questão de ser tudo / Só não quero e não vou ficar mudo / Pra falar de amor / Prá você"

14 comentários:

  1. BIO - JA QUE É ASSIM, VOU FAZER MEU TOP DEPRÊ TAMBEM.
    1º - CLARISSE - LEGIAO URBANA
    3º - LONGE DO MEU LADO - LEGIÃO URBANA
    3º - AQUELA CASA SIMPLES - ROBERTO CARLOS
    4º - MY IMORTAL - EVANESCESCE
    5º - CANÇAO DA DESPEDIDA - LUIZ GONZAGA
    6º - EAST OF THE SUN - A-HA
    7º - REDEPTION SONG - BOB MARLEY
    8º- AMIGA -ROBERTO CARLOS
    9º - A MULHER QUE EU AMO - ROBERTO CARLOS
    10º - MY WAY - FRANK SINATRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarisse pra mim é a musica mais triste do Legião, mas muita gente ignora. É a primeira pessoa que vejo citar essa música em uma lista.

      Excluir
    2. Clarisse de legião urbana e como os nossos pais de Elis regina são as únicas músicas que me fazem chorar

      Excluir
  2. Gostei do Post, como este espaço é democratico e teocratico vai ai meu set list, podem chorar a vontade:
    1 Canção Pra Você Viver Mais - Pato Fu.
    2 Eu Queria Ter Uma Bomba - Barão Vermelho.
    3 Só o Fim - Camisa de Vênus
    4 London, London - RPM.
    5 Carta de Amor - J. Quest.
    6 Linda Demais - Roupa Nova.
    7 Qdo a Chuva Passar - I. Sangalo.
    8 Ovelha Negra - Rita Lee.
    9 Brincar De Viver - Guilherme Arantes.
    10 Espero A Minha Vez - NX Zero

    ResponderExcluir
  3. CAZUZA - TODO AMOR QHOUVER NESSA VIDA
    SECOS E MOLHADOS - ROSA DE HIROSHIMA
    GUILHERME ARANTES - UM DIA, UM ADEUS
    FABIO JUNIOR - PAI
    CARTOLA - O MUNDO É UM MOINHO
    NELSON CAVAQUINHO - LUZ NEGRA
    ROBERTO CARLOS - NAO SE AFASTE DE MIM
    FANATISMO - FAGNER
    FASCINAÇÃO - ELIS REGINA
    CAZUZA - BLUES DA PIEDADE

    ResponderExcluir
  4. Cazuza - "Codinome Beija-flor" é uma das mais tristes e belas na minha opnião.

    ResponderExcluir
  5. Faltou "Clarisse" de Legião, e "Vento no litoral" também, é umas das mais melancólicas de Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura o álbum A Tempestade do Legião Urbana, ele é muito triste. Como um todo tem a carga de alguém deprimido a beira da morte.

      Excluir
  6. Faltou de Legião "Clarisse" é pura depressão. E "Vento no litoral" também de Legião, bem melancólica e triste.e Renato não era feio 😌 bjs

    ResponderExcluir
  7. Clarisse sem sombra de duvidas e a mais melancólica nacionalmente....

    ResponderExcluir
  8. Clarisse de legião urbana é a música mais triste q eu ja ouvi 🙁

    ResponderExcluir
  9. Faltou a minha preferida!
    "No rancho fundo " con chitãozinho e chororo.

    ResponderExcluir
  10. Duas músicas tristíssimas e lindas:
    Pra dizer adeus - de Torquato Neto e Edu Lobo (Torquato Neto suicidou-se)
    Lágrima de Roque Ferreira com Maria Bethânia.
    Tudo nessa música é triste: letra, acordes, voz, melodia

    ResponderExcluir
  11. Também direi minha lista:

    Pulsos-Pitty
    Clarisse-Legião Urbana
    Amianto-Supercombo
    Piloto automático-Supercombo
    O teatro dos Vampiros-Legião Urbana
    Andrea Doria-Legião Urbana
    Metal contra as nuvens-Legião Urbana

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.