sábado, 18 de maio de 2013

9 PASSOS QUE PODEMOS DAR PARA VOLTAR A JEOVÁ!

(baseado no artigo de estudo de A Sentinela deste final de semana)


1. CONHECIMENTO
"Começamos a ter conhecimento de Jeová e de seu filho, Jesus Cristo" - João 17:3

Se fomos desassociados é porque nossa espiritualidade já tinha ido pro beleléu há tempos. Então deixamos de preparar as reuniões, de ler as publicações, quiçá, estudo pessoal. Desassociado, então, nem se fala. A primeira coisa a se fazer é retomar tudo isso. Às vezes achamos que saber o básico é fundamental, até você se ver numa situação que precisa defender sua fé. Um Estudo Pessoal que faça você reaprender coisas básicas é interessante. Você pode escolher uma publicação específica - comigo O Maior Homem que já viveu me ajuda muito - ou começar a ler a Bíblia e depois escrever num caderno as passagens que não entendeu para pesquisar depois. 


2.FÉ
"Nossa fé aumenta ao passo que aprendemos sobre Deus." - João 3:16


Conhecimento sozinho não garante nada. É preciso acreditar no que você lê. Fé é crer nisso! Quando você crer que o que está lendo são as verdades bíblicas, você entende em pelo contexto de que está no caminho certo. Haverá coisas das quais não concordará? Sim, claro! Somos eternos insatisfeitos. De todas os princípios da Organização eu tenho dúvidas apenas de duas coisas. Uma não causa qualquer impacto na minha fé porque sei que se trata de uma teimosia minha; outra, contudo, não entra na minha cabeça. Mas imagino o seguinte: a luz brilhará mais e finalmente entenderei o princípio bíblico envolvido ou o Corpo Governante anunciará como um ajuste organizacional. Seja o que for, eu tenho fé em que pelos meus conhecimentos esta é a Organização verdadeira, em comparação do que eu já vivi em outras religiões. E não é uma coisa entre mil verdades que derrubará minha fé. 

3.ORAÇÃO
"Oramos a Jeová regularmente." - Atos 2:21

Jeová ouve as orações de um desassociado? Sim, claro, por que não? Gente, o princípio que ele estabeleceu serve para todos. A Bíblia menciona certas coisas que Deus detesta, e é óbvio que ele não ouve orações de quem pratica tais coisas, seja ele desassociado ou não. (1 Cor.6:9,10 compare com Isaias 1:15) O salmista chamou Jeová de "ouvinte de oração" (Salmo 65:2) Jeová ouve todas as orações, agora, se ele responderá a ela, vai depender de seu coração. Portanto se tuas orações estão condizentes com suas ações em dar à volta e retornar a Jeová, ele não só ouve, como te abençoará para que você tome as medidas necessárias neste sentido. Assim como o filho pródigo, da ilustração de Jesus, Jeová lhe fará encontrar o caminho de volta.

4.ASSOCIAÇÃO
"Começamos a nos associar com a congregação." - Hebreus 10:24,25.

Aí complica um pouco já que parte de nossa disciplina envolve não falar com nossos irmãos. (1 Cor. 5:1-13) O jeito é aproveitar o pouco que podemos usufruir dessa associação. Frequentar regularmente o Salão do Reino, ouvir os discursos, ouvir os comentários pode nos ajudar neste sentido. É proibido andar com outro desassociado? Não existe regra pra isso, contudo, se o desassociado que você anda não se arrependeu na mesma medida, continua praticando algumas coisas erradas, fazendo críticas à Organização ou a determinados irmãos, então essa pessoa pode vir a ser uma ameaça à sua espiritualidade. Por isso, muitos anciãos não veem com bons olhos esse tipo de amizade. Mas uma regra não existe! Quando frequentava a congregação da minha mãe em Luziânia, tinha um desassociado ao qual conversávamos muito e éramos fonte de encorajamento ao outro. Mas depois que me mudei para Ceilândia  um desassociado foi responsável pelo motivo que me mantém afastado até hoje. Então, na dúvida, evite intimidade demais se você perceber que pode ser prejudicial. 


5.ARREPENDIMENTO
"Nós nos arrependemos de nosso pecados" - Atos 17:30

E aí? Se arrependeu mesmo? Engraçado é que não fui desassociado pelos motivos que levam 90% a serem. Não foi por fornicação, nem adultério nada disso. Tecnicamente me arrependi completamente do motivo o qual fui desassociado. Contudo, sexo, fornicação é talvez o motivo que mais me assusta quanto a voltar para Organização. A carne é fraca e se não acreditarmos que determinada coisa desagrada a Jeová, a possibilidade de retornar e ser desassociado de novo, é grande.  A facilidade com que as coisas ocorrem no mundo pode nos fazer manter aqui fora.  Assim a primeira coisa a fazer é se arrepender de verdade, o que envolve o passo a seguir... 


6.AÇÕES
"Paramos de praticar coisas erradas e deixamos para trás hábitos e conduta ruins." - Atos 3:19

Até na Organização de Jeová existe a Lei de Murphy. Andei meio afastado das reuniões alguns meses, mas foi só tomar medidas para voltar que logo surgiram as "tentações". Aquela(e) garota(o) que nunca olhou pra você começa a te olhar, aquela(e) garota(o) que você finalmente esqueceu decide te procurar dizendo que você é o amor da vida dela(e), enfim, as artimanhas de Satanás para deixá-lo ai fora. Sexo é fácil de combater, o problema é quando envolve carência e coisas do coração. Isso sim  é o nosso calcanhar de Aquiles. Se quiser voltar deve realmente evitar tudo que envolve isso: festas do mundo, intimidade com sexo oposto, pornografia na internet, etc. Se quiser convencer a Jeová, vai ter que demonstrar em ações.  


7.PREGAÇÃO
"Começamos a falar a outros sobre a verdade." - 2 Corintios 4:13

Vou confessar que Serviço de Campo nunca foi o meu forte. Mas amava falar de Jeová informalmente criando debates com amigos na escola ou no trabalho. Semana passada fiquei de 23 horas até 04 horas do dia seguinte conversando com três católicos sobre a Bíblia e princípios bíblicos. (Puxa, cinco horas que poderia relatar, né?). Então, defenda sua fé. Isso vai te incentivar a pesquisar mais - e ter conhecimento - e fortalecerá mais a ver o quanto esta é a Organização verdadeira ao ouvir tanta abobrinha que é dita por membros de outras religiões. 


8.DEDICAÇÃO
"Nós nos dedicamos a Jeová, seguindo o exemplo de Jesus." - 1 Pedro 4:2

Se dedique a Deus novamente. Tire um dia para orar a Jeová e dedicar sua vida novamente a Ele. Diga que pretende voltar e que fará de tudo para abandonar as velhas ações e que assistirá regularmente as reuniões, mesmo que seja naquela congregação em que alguns irmãos olhem torto pra você. Resista a essas imperfeições dos irmãos. Se isso te incomoda muito, mude de congregação. Já falei sobre isso aqui. O importante é manter o foco, o foco é voltar à Organização e nada, absolutamente nada, ficará entre você e o seu objetivo. 


9.BATISMO
"Somos batizados em água" - 1 Pedro 3:21

Lembra do seu batismo? O quanto foi legal? A felicidade dos irmãos, do seu instrutor, de sua mãe!! Acredite, ouvir o ancião anunciando da tribuna que você foi readmitido entre as Testemunhas de Jeová tem o mesmo tesão (desculpe a expressão) da época que você se batizou. 


Enfim, gostaria de dizer que não sou santo e nem quero ser exemplo ou mártir para ninguém. Sou pecador, como você, e acredito que um dos motivos que me levou a manter este blog é apenas encontrar um cantinho onde possamos trocar idéias, nos fortalecer e perceber que existem outros iguais a você que passa pelos mesmos problemas.

Eu amo a Jeová, e por mais difícil que isso seja, tenho vontade de voltar.
E que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos ajude neste sentido!

130 comentários:

  1. Olá André... parabéns pelo grande proveito que você tirou do estudo. O primeiro artigo de estudo dessa mesma revista, mostrou como Jeová está atento ao esforço do justo em se levantar, mesmo após cair até mesmo 7 vezes. (Prov. 24:16)
    Quando estava desassociado eu sempre pensei nessas palavras, e é bom saber que só Jeová pode olhar (esquadrinhar) nosso coração procurando algo bom. Tenho certeza que quando isso tudo acabar, Ele vai continuar a te olhar como qualquer outro corredor na corrida pela vida.
    Parabéns por seu amor por Jeová

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode passa o modelo da sua carta de readmissão pra mim te uma ideia??

      Excluir
    2. Olá, me chamo Fabricio, tenho 25 anos.
      Havia cometido fornicaçao e ocultei esse pecado por 11 meses, mas devido ao peso na consciência resolvi procurar os anciões e relatar oq aconteceu e por ter escondido esse pecado gravíssimo por 11 meses fui desassociado e concordo plenamente com isso, porém desde q fui desassociado, nunca faltei nem uma reunião, já se passaram 9 meses q fui desassociado e nunca faltei nem uma reunião,nem assembleias e congress, mas até neste exato momento, os anciões não me procurarão, e fico tentando imaginar o motivo de eles ainda não terem me procurado para conversar e me ajudar de alguma forma. Será q isso se deve pelo fato de eu ter omitido o pecado por 11 meses?? Gostaria de uma resposta, por favor! Me ajudem.

      Excluir
    3. É VC que precisa procurá los e entregar uma carta pra eles dizendo seu desejo de voltar

      Excluir
    4. Estou dessasociada a mais de 10 anos,faz um ano que tento voltar, minha mae aprendeu a verdade quando eu tinha 7 anos, com 13 anos me batizei mas nunca fui amiga de Jeova, eu na verdade nem sabia o que estava fazendo, ia pras reunioes e nao sabia de nada,acredito que o que me prendia era as amizades que eu tinha e um interesse num jovem que nao queria nada comigo,ate que um dia eu e minha mae nos mudamos para outra cidade, perdi todos os amigos que tinha na outra congregacao e nao gostava dos irmaos da nova congregacao, tentei fazer amizade com alguns mas nao deu certo, sofri ate bulen dentro do salao do reino, entao eu comecei a me associar com anigos da escola,amigos do mundo, eu nao queria mais ser testemunha de jeova ,entao numa visita que recebi de pastoril, eu inventei que tinha cometido fornicacao,tudo mentira da minha parte, eu nem tinha fica,muito menos namorado,eu inventei essa mentira pra os ancioes pra que eles me dessasociassem, era o que eu queria, 10 anos dps, hoje tenho uma familia, um esposo que nao e cristao mas um bom marido, quero voltar , mas os ancioes nao sabem que eu inventei um pecado pra ser dessacociada, estou frequentando outra congregacao, sera que devo falar pros ancioes que eu na verdade quando fui dessasociada queria na verdade ser dissociada

      Excluir
    5. Andrieia, sua história é curiosa. Nunca soube de alguém que fez isso. Bem, se você "inventou" logo sua desassociação, entendo eu, perde o valor. Mas por outro lado, mostra que você não tinha tanto amor por Jeová, e por sua Organização, o que de certo modo justificaria justificaria, indiretamente, sua desassociação.

      De qualquer modo, conte sempre a verdade. Faça uma carta, explicando tudo isso aos anciãos, e diga, que hoje você sente falta de servir a Jeová e que gostaria de voltar à adorá-lo junto á Organização.

      Excluir
    6. Ontem eu fui desassociado 29/09/2017 dois anos após meu batismo. Infelizmente eu luto contra alguns problemas sérios de moral.
      Desde que eu conheci a verdade, JEOVÁ vinha me ajudando Mas vezes após vezes eu infelizmente não soube dar o valor necessário. Sempre recaindo, cometendo o pecado deliberado, mas sempre tive a vontade de mudar e de ser um cristão de verdade. Infelizmente eu não consegui colocar no meu coração: odiar o que é mau e amar o que é bom.
      JEOVÁ mais uma vez está me ajudando, por meio dessa disciplina eu posso me reajustar, começar do zero.. Estou muito triste por um lado e aliviado por outro.
      Vou me esforçar pra voltar o quanto antes.
      Obrigado irmão por essa postagem animadora de como podemos voltar pra Jeová

      Excluir
  2. Mt bom poder compartilhar das mesmas opiniões, e apesar de distantes, estarmos unidos num mesmo ensino e modo de pensar.
    Gostei mais dos nove passos na sua linguagem.
    Que realmente os estudos dessa Sentinela lhe motivem a agir.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ta bem difícil voltar...são muitos os empecilhos e assuntos a resolver. Sem falar na coragem de encarar a mesma congregação. Mas isto é necessário e se amarmos a Jeová e desejarmos fazer parte da organização dele novamente, vale a pena mudar nossas vidas e se dedicar a ele novamente,e lutar pra nunca mais cairmos nessa infeliz vida de desassociado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente quando vc diz nesta infeliz vida de desassociado.

      Excluir
  4. (jorda10@gmail.com) Faço minhas as palavras do Henrique...

    ResponderExcluir
  5. Andre, passar uma ano desassociada me ensinou a ver a vida de outra forma, a ser mais humilde, e jogar fora alguns preconceitos. Muito bom ver como vc absorve conhecimento, fico feliz. No ultimo domingo, perguntei a meu marido quem era a moça que estava sentada ao meu lado na reunião, e ele me respondeu baixinho: "ELA EH DESASSOCIADA!" Eu pensei um pouco, olhei pra ela com empatia e disse: ELA NÃO É DESASSOCIADA, ELA ESTÁ DESASSOCIADA"!
    E é assim que vejo hoje, a desassociação é uma condição passageira para quem ama a jeová. sei que não é fácil a luta, tenho apenas 23 anos,e depois da luta pela volta, vem a luta para permanecer. Sempre lembro com carinho de meus amigos que hoje não são mais TJ, e desejo a todos nós que Jeová continue a nos render sua misericórdia infalível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja estou desassociado a mais de 10 Anos,como estava fora dá organização me casei com uma mundana muito católica mais para minha surpresa ela aceitou tão bem a Jeová sempre falava pela de Jeová meus pais também sempre falavam de Jeová p ela ,ela tinha duas crianças de um outro relacionamento hoje temos mais duas crianças juntos e tanto minha esposa e meus 4 filhos estudam a Bíblia e frequentao as reuniões.minha esposa e meus filhos são meus pilares de sustentação nãos me deixam cair. sei que a organização de Jeová é a única verdadeira. Alguns meses escrevi uma carta aos anciãos dá minha congregação,manifestando meu desejo sincero de voltar,pois senti um desejo enorme de voltar a pregar a boas novas do reino junto dos irmaos de voltar a me associar com eles acima de tudo ter um relacionamento melhor com meu Deus Jeová,um relacionamento mais amorozo com Jeová entao fui chamado para uma conversa onde discutimos sobre minha readimicao, mais p minha surpresa eles acharam melhor não, confesso que fiquei muito triste pois realmente queria voltar,mais não me deixei abalar continuei indo as reuniões, depois de algum tempo,tornei a falar com os anciãos,então marcaram mais uma reunião p decidir se eu voltava ou não ,me esforcei tanto estava confiante então p minha surpresa eu ouvi outro não, vc ainda nao está preparado, nossa fiquei arrasado foi como jogar um balde de água fria em min pois estava a todo vapor,pra min o mundo tinha acabado ali naquele momento,então voltei p casa e dei a triste notícia p minha esposa que me deu muita força naquele momento então decidir não voltar mais p a organizacao, não tinha mais ânimo e minha esposa ali sempre me encorajando então resolvi tentar mais uma vez ,então esculto mais uma vez ainda não está na hora desta vez machucou muito ver todo meus esforços em voltar p organização escorrer por água a baixo tornei a me afastar dá organização mais uma vez já deve ter uns 4 a 6 meses que não voltei a organização quando ontem minha querida esposa chegou perto de min e disse assim hoje nós vamos na reuniao,eu disse assim, nós vamos sim é desta vez é para ficar então fomos confesso a vcs que foi maravilhoso uma luz. O fim do túnel voltou a brilhar achama voutou a se acender acho que é Jeová tocando meu coração pois sei que Jeová me quer junto dele novamente e concertesa vou responder ao seu chamado ! Confesso que aqui fora não tem nada de bom o Mundo não traz nada de bom só coisas ruins,esse tempo todo que estou fora dá organização não ganhei nada até agora mais eu sei que tudo que eu preciso está bem na minha frente e eu não enchergava a organização de Jeová é eu quero te cervi Jeová junto de minha família quero ser usado pelo senhor meu pai jeova, sei que ao seu lado eu só desfrutarei de beneficios,quero que meus filhos crescao dentro dá organização trilhando o caminho que justo é correto aos olhos de Jeová ! Estou voltando p junto do senhor Jeová ! Que Jeová me abençoe e né dê forças para o mais breve possível estar de volta a organização !

      Excluir
  6. sera que estamos entrando na grande tribulação

    ResponderExcluir
  7. Situação realmente difícil. No meu caso pedi para voltar com 4 meses, mas fui informado que se passou pouco tempo. Isto foi um balde de água fria pra mim. Recuperado da decepção, estou no mesmo empenho, e esta sua descrição de 9 pontos com certeza é muito motivadora. Vejo como um intercâmbio, pois mesmo preparando bem os artigos desta A Sentinela os pontos que você levantou ainda me mostram coisas que não tinha refletido.

    Seguirei o principio em Lucas 5: 1-13, e já penso na minha próxima carta. Minha vontade é voltar, e independente do tempo vou insistir, é o que quero e o que peço todos os dias em oração.

    ResponderExcluir
  8. pessoas protestando por melhorias depositando suas esperanças em governos.tempo perdido quando pregamos as pessoas que so o reino de jeova resolvera os problemas poucos acreditam.agora imagina esses protestos em escala global quando começar a grande tribulação,havera violençia em massa turbas desenfreadas saques assassinatos nas ruas falta de alimentos,desesperos as pessoas não vão saber o que fazer e coisas que nem imaginamos que vai aconteçer so esperando a grande tribulaçao para ver.porem os servos de jeova estarão protegidos.

    ResponderExcluir
  9. De fato não sou contra a desassociação. Porém o modo como ela é empregada nos dias de hoje, esta longe de ser correta e justa. Para alguém ser expulso, seria somente em ultimo caso e depois de muitas tentativas de ajudar a pessoa, ajuda-la a refletir sobre sua conduta, pecado cometidos entre outras coisas. E é obvio que a decisão dos ancião em uma comissão não é a de Jeová. Como? Ora, só pelo fato de haver casos de irmãos que foram condenados por uma comissão, e absolvidos por outra. Isso é uma evidencia de a decisão dos anciãos não são a de Jeová. Como os ancião mesmos gostam de colocar a comissão nessa perspectiva, de que, a decisão deles, são a decisão de Jeová. Então como poderia Jeová "condenar alguém em uma comissão, e depois a pessoa recorrer da primeira decisão, e Jeová absolve-la em outra comissão, num intervalo de até sete dias? Também estou desassociado, ja faz um ano e meio quase, já pedi pelo menos uma quatro vezes para ser readmitido e o que eu ouço: "As coisas tem de acontecer no tempo de Jeová, não no nosso." Como se alguém soubesse o tempo de Jeová né? O desassociado é marginalizado, é tratado como se fosse um pecador impenitente, não sei vcs, mas eu continuo com um proceder correto, o fato de eu ter cometido um pecado grave faz de mim um pecador impenitente? Tenho certeza que não. Mas sou tratado como se fosse. Não tem como aceitar desassociação do modo como é empregada, como estando correta. A desassociação hoje é feita de modo politico. Os irmãos, a maioria deles só estão preocupados em por em praticar a politica da religião. E não o cristianismo. A desassociação de hoje pra mim é equivalente as palavras de Jesus: "Invalidam a palavra de Deus, por tradições de homens." Sei, sei que Jeová é misericordioso, porém os homens que professam representa-lo estão bem longe de o serem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bando de cegos, sendo guiados por uma organização cega e mentirosa. Chega a dar dó de vcs TJs, espero que um dia conheçam o Deus verdadeiro e não uma organização que acha que tem os mesmos poderes de Deus!

      Excluir
    2. Anônimo, já que você diz que conhece o verdadeiro Deus, poderia me dizer qual a religião que poderíamos seguir pra também achá-Lo, assim como você achou?

      Excluir
  10. Faz um ano e oito meses que estou fora da organização.Nesse tempo me entreguei a uma vida totalmente desregrada. Percebi que não vida pra mim e nem pra ninguém isso.A gente só se dá por conta depois. Acredito meu retorno será difícil para mim.Mas é o que quero.Infelizmente tenho algumas pessoas que me magoaram lá dentro.Mas meu retorno é por Jeová.Tenho orado para que ele me ajude.Preciso muito dele.Sei que fiz muitas coisas erradas.Mas quero que ele me de uma oportunidade de poder dessa vez fazer as coisas de forma correta e com uma consciência limpa.

    ResponderExcluir
  11. Que suas dúvidas sejam enviadas diretamente para Betel e não para o público comum. Lembrem-se que tem muitos que querem somente um pequeno motivo para desonrar o santo nome de Jeová e esses visitam também este blog; outros que visitam, não tem o privilégio do conhecimento que nós temos, logo vocês causarão dúvidas mortais. E quanto à desassociação, a casa de Jeová não é o lar da mamãe de vocês que "tudo pode"; tem que haver ordem, porque Jeová é um Deus puro e exige isso de nós. Aí fica um bando de desassociado revoltado com as medidas disciplinares... alimento espiritual é que não falta, mas acatar os mandamentos de Jeová é outra história! Se vocês, ó chorões, estivessem na época da Lei Mosaica, seriam mortos sumariamente. Pensem nisso! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo ,,o artigo pode ter sido com boas intenções porém,mostrou q ele não esta pronto para voltar,ele nem notou q quem gosta dessas coisas q ele falou são os apostatas ,,,e nao tem necessidade de colocar uma palavra Tao mundana no final triste 😞

      Excluir
    2. Boa noite.gostaria de saber como escrever a carta para voltar para Jeová. Não sei por onde começar.

      Excluir
    3. não existe uma regra especifica, você tem que colocar seus sentimentos, lembre-se de que a carta tem que ser simples, não coloca muitas palavras pra você não ser mal interpretado, diga o por que quer voltar pra Jeová, não cometa o erro de colocar na carta que esta com saudades dos amigos da congregação, ou que os anciãos não te procuraram pra te ajudar a voltar, seja simples mas antes tenha certeza que esta arrependido, e ter uma vida casta como um cristão verdadeiro. assim irá ser readmitido!

      Excluir
  12. Caro Anônimo, se não és Analfabeto funcional, observará que meu texto foi só uma analogia ao estudo da revista, apenas falei de um modo diferente. Não existem "chorões", existem pessoas que erraram e que foram desassociadas e agora procuram - ou pelo menos tentam - retornar à Organização o que não é algo fácil de se fazer. Somente quem foi desassociado sabe o qual difícil é tomar esse passo não só pelas barreiras que Satanás coloca no mundo, mas infelizmente, até por algumas barreiras que muitos que se dizem irmãos, colocam.

    Quando a sua comparação à Lei Mosaica, salvo se for judeu, falou uma grande bobagem. Acredito que por meio do seu comentário, até você seria morto!! (compare com Lev.19:16).

    Mas graças a Jeová, amoroso e misericordioso, Jesus veio à Terra e substitui a Lei do Pacto. Sorte sua!

    Jesus Cristo veio à Terra

    ResponderExcluir
  13. Quanto ,ao comentario, do rafael miranda concordo ,com ele ,o dessacociaado , fica marginalizado,embora ,eu tenha ,ja sido readmitido,como ,se eles nao tivesse pecados,e os dessacociados ,os impuros ,,sei sendo que tem gente muito piior ,que no salao ,bunitiho ,sai do salao ,e pir que dessacociado hum....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou desassociada...e o ançião me chamou de ìniqua só porque não aceitei ajuda.sofro muito ate hoje com isso não tenho forças e nem sei quando voltarei...

      Excluir
    2. faça de tudo pra volta jeová ta te esperando.iniqua sao aqueles que abadona jeova e nao volta mais...e fala mal do povo dele

      Excluir
  14. Querido anônimo, Pare de se preocupar com os outros e faça a sua parte. Você acha que existe Juiz melhor que Jeová?

    ResponderExcluir
  15. ainda estou aqui,esperando por vc. que prometeu voltar e vai voltar. e estou te esperando.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou desacociada ha quase 1 ano eu sinto falta de tudo.esses conselho me deu forca e encorajamento.para decidir o que fazer com minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Que Deus lhe deem força pra enfrentar os obstáculos do caminho

    ResponderExcluir
  18. fui tj por 3 anos casei e me divorciei, minha ex e eu fomos desassociado a ,mais de 3 anos desde então me entreguei a vida mundana me envolvendo com homens, sinto falta da relação q tinha com jeovae com os imaos, quero mt voltar mas me envergonho dos atos cometidos e temo nunca mais ser aceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense assim. O único que pode nos julgar é Jeová. Se tem vontade de voltar,comece por se achegar a Ele novamente, o app Library é uma boa pra isso, e claro mt oração. Ele te dará forças pra voltar se é isso que você quer. Os irmãos nao tem como saber o que tem no nosso coração.por isso mts vezes não tomam a escolha certa.. mas lembre Jeová estara vendo seus esforços... e é isso que importa.

      Excluir
  19. Rocha, esse sentimento é natural e só demonstra o quanto amamos a Jeová por nos sentir triste em fazer o que ele detesta.

    Contudo, você precisa voltar a conhecer mais a Jeová e ver como ele é misericordioso e perdoador com aquele que volta atrás e o busca.

    Sugiro a leitura da Bíblia de Atos, para você relembrar como o apóstolo Paulo fazia coisas detestáveis, mas pela misericordia, se achegou a Jeová e teve seus pecados perdoados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk e vc acha mesmo que vão assim fácil dizer: vc está perdoado filho! Sirva em paz, Jeová colocou seu pecado de vc tão longe quanto leste esta do oeste! Esse ano o discurso da reunião que reuniu todas congregações falou que homens colocaram adendos a lei mosaica que afastavam os leprosos ainda mais da sociedade, a lei permitiu até tacar pedras em tais, mas quando um leproso se aproximou do Senhor Jesus e disse que se ele quisesse o Senhor o faria limpo, Jesus disse: Eu Quero! Se um pecador arrependido diz a sua comissão: irmãos se quiserem podem me por novamente no rebanho! O que respondem? Ainda não é o tempo! A norma da desassociação é justa, a da readmissão não! E olha que sou um TJ ativo que não quer nunca ser ancião, pq ser ancião significa por em pratica normas de cartas e manuais, e em ultimo a Bíblia! Lamentável......

      Excluir
    2. Fácil não é, mas eu sou uma prova que mesmo quando cometemos pecados graves somos tratados com misericórdia, eu igual ao rocha tbm me envolvi com homens, nao cheguei nem a ser desassociado pois entendo que demostrei muito arrependimento, eu estou com várias restrições no momento, o que acho totalmente normal, mas os ancioes mostraram muita empatia comigo, não senti que eles estavam me julgando, senti eles tentando me ajudar, Jeová é misericordioso.

      Excluir
    3. ou você é neto ou filho de ancião para ter sido tratado com misericórdia kkk pois faz mais de 8 ano que estou desassociado e NUNCA recebi uma visita de ancião!!!

      Excluir
    4. Eu sou sobrinho de ancião e no período que fiquei desassociado também não recebi visita, se vc está sentindo a necessidade peça a eles uma visita

      Excluir
  20. olá,boa noite,sinto uma tristeza enorme dentro de mim por ter desagradado a jeová,não vejo a hora de ouvir o anuncio dizendo q eu fui readmitida,é muito ruim ficar sem jeová,eu me sinto desamparada,sem contar com as consequencia que sofremos pode desobedecer a ele,me envolvi com uma pessoa que nao é crista,isso antes eu era noiva de um irmao mas descobri que nao gostava o suficiente pra casar,depois de um tempo conhecei esse rapaz,começamos a nos encontrar,meus pais e os irmao e irmas da congregação me deram conselho mas infelizmente nao ouvi,tive uma gravidez indesejada,hj o meu filho tem 4 anos,mas é amor da minha vida o meu filho,ainda estamos juntos,moramos juntos e com fé em jeová vamos casar pra mim poder voltar pra congregação de jeova,voltei a assistir as reunioes e do fundo do meu coração e jeová sabe disso que o meu grade desejo é voltar pra organização dele.

    ResponderExcluir
  21. Oi Iuri. Sou André, admistrador do blog Desconstruindo. Vi sua mensagem. O que posso dizer é que ao contrário de nós, Jeová tem um poder perdoador incrível. O que você fez, para ele não foi nada. Ele é capaz de esquecer tudo, apenas por um amor seu. Então, erga essa cabeça, procure retornar a Jeová e lembre-se, assim como o filho pródigo, ele vai te receber com maior amor e alegria. ;)

    ResponderExcluir
  22. Cm grade tristeza eu digo tmbm to a um ano e meio, ja mandei varias cartas....andre seu bloq mim ajudou tanto...vou mandar uma outra carta e dessa vez eu tenho certeza qe vai dar certo...vou orar por vcs tbm...

    ResponderExcluir
  23. O seu artigo foi uma benção para mim, estou desassociada á mais de 7 anos, tentei retornar algumas vezes, assisto as reuniões em ocasiões como ''comemoração da morte de Cristo'' e Congressos, mas sempre quando estou prestes a voltar certinho, algo acontece, é incrível! Meu pecado foi fornicação, agora estou decidida por amor á Jeová e á minha família que sofre muito com isso, ñ vou desistir, e os seus 9 passos estarão sempre gravados no meu coração, obrigada, me ajudou muito mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite...me dissociei ha 10 meses.. Meu casamento não estava correndo bem..conheci um colega de trabalho e tudo acelerou o processo de divórcio.. Os anciãos tentaram de tudo para eu não vacilar.. Daí no meio de tanto sofrimento eu já n tava aguentando fui por um caminho que eu vai ser mais fácil..a dissociação... E me arrependi..amargamente.. Retomei as reuniões 3 meses depois e tentei me afastar do meu namorado por saber que estava continuando a errar no meu proceder mas vacilei..fomos morar juntos..ele já assistiu as reuniões e tem muita vontade de estudar e fazer parte da organização mas eu tenho medo de ir p outra congregação com ele ter de encarar de novo outros anciãos e contar de novo minha história.. Encarar outros irmãos.. E depois sei que terei de me casar..Mas tenho medo de falhar de novo.. Que essa união falhe de novo..mas sei que terei de casar para voltar.. Daí que vou fazer? Me afasto dele e volto sem impedimentos para Jeová ou tento seguir com ele o caminho?!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,

    Fui desassociado junto com minha namorada namorada, e quando nos fomos, continuamos a pecar contra Jeová, mas agora resolvemos parar de vez e voltar a assistir as reuniões, será que podemos voltar e qual o mínimo de meses para mandarmos a carta?

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu me encontrava na mesma condição de muitos que postaram aqui seus comentários, desassociada e com vontade de retornar à casa de Jeová, mas com vergonha dos meus erros e com receio da reação dos irmãos. Também pensava em resolver minha situação, se casava ou não, para voltar à organização. Sempre que me sentia fortalecida para retornar, vinha essa dúvida e eu relutava. No dia 12 de dezembro de 2014 me casei, regularizando assim minha condição atual. Agora só dependia de mim para começar a frequentar as reuniões. Mas sempre nos dias de reuniões, me sentia enfraquecida e com medo de ir. Hoje, finalmente, resolvi frequentar regularmente as reuniões e em breve, com a misericórdia de Jeová e seu filho Jesus, pretendo voltar a fazer parte da organização de Jeová, lugar que eu nunca deveria ter saído.
    Abraços,
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq é tão dificil casar assim hem,queria casar tbm mas fico com receio de Jeová naum me abençoar mais,pq casei com mundano.dissassociadaha 4 anos,ele quer casar mas fico com medo,é errado?

      Excluir
  27. André, estou desassociado há 6 anos, e só agora eu tive a coragem de voltar para Jeová. Comecei a assistir novamente as reuniões e estou fazendo alguns arranjos para isso pois a congregação onde nasci e cresci até a ser desassociado fica do outro lado da cidade de onde moro, mas quero retornar lá e farei todos os arranjos e esforços possíveis para isso. Vendo esse comentário que postou me incentivou ainda mais a querer voltar a servir a Jeová. Indiretamente você serviu de grande incentivo para mim. Muito obrigado pelo que escreveu. Não sei sua condição hoje, mas espero que você retorne ou se já retornou que continue sendo fiel a Jeová pois isso é o que ele espera de todos nós.

    ResponderExcluir
  28. Graças a jeová me separei do mundano que estava comigo����eu não queria casar com ele mesmo pq era infiel,e estava impedida de voltar pra jeová,agora é voltar a fazer a vontade do meu deus que só ele é fiel a nóis. Só ele é que pode nos da vida eterna só ele merece nossa dedicação,quero voltar o mais rapido possível já perdi muito tempo

    ResponderExcluir
  29. Amei esses nove passos,estou tentando voltar a organização de Jeová lá é meu lugar (o nosso lugar) tem dias que bate um desespero.. mas procuro manter o foco!
    obg por alistar esses nove passos!

    ResponderExcluir
  30. Eu nasci em uma família cristã, aprendi a amar a Jeová Deus, minha mãe ungida, meu pai presidente da congregação, em casa éramos (06 filhos) espancados diariamente, antes tínhamos que ler o livro de provérbios, e depois as chicotadas com o REI (chicote de couro de espancar animais) minha mãe trabalhava como professora e depois serviço de pioneira saia de casa as 06 da manhã e voltava as 21 :00 da noite, (depois dos horários de aula imediatamente o território de pregação) enquanto isso em casa meu irmão

    ResponderExcluir
  31. Cristão batizado me estrupava regularmente, (eu tinha 06 anos de idade) quando fui contar para a minha mãe, apanhei terrivelmente, até hoje tenho as marcas do chicote pelo corpo, depois meu pai foi dessassossiado, todas minhas irmãs foram dessassossiadas, minha mãe expulsou todos nós de casa, eu tinha 11 anos, derrepente não tinha mais casa, nem família, nem a minha tão amada organização, meu mundo simplesmente não existia mais, não sabia dos meus irmãos, tudo acabou, minha mãe foi pra faculdade, recuperar o tempo perdido que ela teve que gastar com filhos... Eu virei moleque de rua, passando fome, frio, desespero, desamparo, quando fui pedir para a minha mãe pra que eu pudesse voltar para a casa, ela me chamou de indemoniada, pedi ajuda para os anciãos da congregação, fui dessassossiada e nem era batizada ainda, mas com tudo isso EU NUNCA culpei a Jeová Deus amado, amava Jeová mas não entendia o sistema, meu pai desapareceu no mundo, foi curtir a vida de solteiro sem filhos... Passaram os dias, anos, eu nunca deixei de orar, JAMAIS faltei a uma comemoração se quer, até que decidi definitivamente e deliberadamente me tornar um cristão, fiz tudo que tinha que ser feito, perfeito , pioneiro, batizado, em pé como um poste, conheci uma irmã, linda, pioneira, uma bênção do verdadeiro Deus, nos casamos, depois de um ano de casado, ataques de cólera, esteria, traição, mentira, e nos separamos, fui dessassossiado por voltar a fumar, condição exposta pela a esposa para não perder meus filhos, e não sofrer mais ataques, torturas psicologias, eu fiz isso, fui oficialmente dessassossiado, em um comitê onde nem estava presente.

    ResponderExcluir
  32. Hoje (40) anos, ainda dessassossiado, doze anos tentando voltar, parei de fumar, me casei, fiz todos os passos, entreguei a carta de readmissão, os anciãos não acreditaram que eu parei de fumar, e não aceitaram a minha petição, continuei firme, um dia um ancião me olhou do nada no meio da reunião e gritou, (sai da qui) eu nem me mexi do lugar. Mas nunca mais voltei naquele lugar, pedi aos anciãos que providenciasse um estudo bíblico regular para os meus filhos, eu perdi as forças, mas não a fé, eu não entendo os homens, mas eu amo Jeová, sinto muito falta da minha relação com o verdadeiro Deus, a pregação, o serviço de pioneiro, meu estudo pessoal, de orar se consciência pesada e ter a certeza de estar agradando o meu melhor amigo da vida Jeová meu Deus eterno, fui na comemoração, irei no congresso, mas eu não consigo frequentar as reuniões, tenho medo, pânico, desespero de anciãos, eu nunca vou abandonar a Jeová, mas eu sei o caminho da volta, mas eu também sei que nem anjos, nem homens, nem coisas que passaram, nem coisas que estão por vir, nem a morte poderá nos separar do amor de Deus... Se o teu próprio PAI e tua própria MAE te abandonace o próprio JEOVÁ te acolheria. Eu tenho fé que Jeová não esqueceu das coisas que fiz no nome dele, assim também como tenho fé no que Jeremias 33 :2_3 diz CHAMAME E EU TE RESPONDEREI, E TE DIREI COISAS QUE JAMAIS COMPRENDERAS!, Não importa de que lado venha as provações, eu não consegui ser readmitido, mas eu nunca vou me separar de Jeová, hoje TODOS meus irmãos estão readmitidos, casados, servindo a Jeová, mas eu não posso falar com eles porque estou dessassossiado. Eu não sou um deles, segundo as palavras da minha mãe, não importa, espero que Jeová análise os nossos corações e nossos rins, e de cada um de nós aquilo que é devido! NÃO DESISTA, NÃO DESAMINE, NADA TE SEPARARA DO AMOR DO NOSSO DEUS PERFEITO E AMADO, E DE SUA SANTA ORGANIZACAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito tempo...mas se realmente você tá limpo perante jeová,alegre-se com isso por que é o que realmente importa

      Excluir
  33. Meu irmão, sua história é cabulosa. Serviu até como incentivo pra mim que às vezes me pego 'revoltado' com tantas coisas pequenas. Que Jeová continue te abençoando e o mantendo forte apesar das adversidades.

    Meus parabéns e total respeito.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado André! O Diabo é o deus e dono desse sistema de coisas, mas não tem poder sobre nós, e nem na nossa determinação de AMAR a Jeová de nosso coração e alma! Obrigado por ter publicado, eu pensei que não faria!

    ResponderExcluir
  35. Você autoriza eu publicar como um "post"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você publicar me avise por favor!

      Excluir
    2. Olá André, eu me chamo Carlos e estou desassociado,estou arrependido pelo erro que cometi e que me levou a ser desassociado estou tomando os passos para voltar.Desde que fui desassociado não perco uma reunião assisto a todas.Estou para escrever a carta para pedir pra voltar.Estou muito arrependido pelo o pecado que cometi e espero em breve ser readmitido

      Excluir
  36. Ok sem problemas, tem como eu escrever para vc no privado?Imediatamente depois de ler os relatos aqui, eu me senti segura que Jeová nao desistiu de mim, liguei para um anciao e pedi uma reunião na minha casa para que eu novamente possa fazer os passos e ser readmitida! Obrigado pela experiência de cada um de vocês! QUE JEOVÁ OUCA BEM OS NOSSOS ROGOS, E NOS CONCEDA SEU FAVOR (um dos meus cânticos prediletos).

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. estou desassociado desde 2008 e estou tetando voltar desde 2014, pq os anciãos não me dá readmissão?

      Excluir
    2. Respostas, aqui: http://alberguedoandre.blogspot.com.br/2016/02/ta-na-hora-de-voltar-e-agora.html

      Excluir
  38. Estou desassociada a três anos e a falta que sinto da organização de Jeová me faz chorar quase todas as noites quando me deito na cama, quando me vejo na situação que vivo hoje é deprimente, ai eu lembro do que a bíblia me exortava e vejo que quem abandona a Jeová pra viver no mundo nunca nunca msm e feliz, e eu sou a prova disso. Porem sonho todos os dias com o dia que vou voltar pra Jeová, e a partir de hoje vou me esforçar muito pra isso!

    ResponderExcluir
  39. Obrigada André vc ajudou a me encorajar muito!

    ResponderExcluir
  40. Gostaria muito de saber se existe um tempo minimoPara ser readmitido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respostas aqui: http://alberguedoandre.blogspot.com.br/2016/02/ta-na-hora-de-voltar-e-agora.html

      Excluir
  41. Năo tem um tempo minimo , mais voçe tenha certeza que será uma caminhada de muitos meses perto de um ano .

    ResponderExcluir
  42. Olá, eu só quero dizer que Jeová (rs nunca mais havia escrito esse nome) eu sinto que ele está orgulhoso de todos vocês pelo simples fato de terem lido esses comentários, e pelo simples fato de terem aberto curiosamente esse blog, nesse assunto. Por que se isso aconteceu por que estão pensando sinceramente em voltar pro lugar de vocês, que é a casa de Jeová, Jeová os ama muito!
    Está de braços abertos esperando todos nós, pessoal, não é mais tempo de curtir nada que o mundo oferece... esse tempo já passou. Precisamos de Jeová e Jeová ainda precisa de nós, então vamos lá.... Ah, se alguem quiser pode me chamar no whats app... queria muito que alguem que estiver com o coração tocado pra voltar a Jeová se quiser compartilhar algo pra encorajar.. me chama.. que tbm preciso de incentivo... (85) 98522 8253......

    ResponderExcluir
  43. Outra reunião com os anciãos, uma vida inteira tentando voltar para a organização

    ResponderExcluir
  44. Desejo sinceramente que essa página nunca se expire, eu leio e releio os relatos de todos, é para mim uma fonte de estímulo, que Jeová Deus nos ajude, em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  45. No quarto ponto associação diz que não existe regras específicas que proibam uma desassociado de ter contato com outro desassociado. E se eu disser a vcs que a carta de um amigo foi negada exatamente por isso? Nós mantiamos contato mais para falar de jeova sempre incentivando o outro e quando tinha assembleia e congresso a gente ficava junto nos intervalos sentado.
    Quando ele resolveu escrever a carta dele tinha se passado um bom tempo ele tinha mudado muito e estava até convicto de que ia voltar.
    Então os anciãos da cong dele informaram que por mais que ele tivesse mudado ele ainda tinha contato com uma desassociada que no caso era eu o que não era permitido, eles disseram que um irmão não pode falar com um desassociado nem um desassociado com outro desassociado.
    Já eu mandei a minha carta um mês depois q foi negada pq eles disseram que não havia passado tempo suficiente mas que eles reconheciam as mudanças o que eu achei compreensível já que tinham passado 10 meses mas o fato de eu estar conversando com um desassociado não foi se quer mencionado na minha reunião.
    Então não época tivemos que cortar o contato, sempre q um desassociado falava comigo eu dizia que não podia conversar o que confundia as pessoas eu acho já que eu era desassociada tbm kkkkk achei melhor prevenir do que remediar
    Então é um Conselho pra vcs evitem até isso para que não seja usado como motivo pra impedir vcs de voltar para jeova depois

    ResponderExcluir
  46. Se um irmão for desassociado e após alguns anos frequentar outra religião,,se ele se arrepender profundamente e quisesse voltar a organização,,seria perdoado por Jeová?seria possível se.mostrasse arrependimento voltar pra organização?

    ResponderExcluir
  47. Oi, tudo bem. Eu fui desassociada há 10 anos atrás e este ano comecei a estudar novamente com uma pioneira de uma congregação que costumo visitar, só que ninguém aqui na cidade sabe que sou desassociada, eu gosto bastante de estudar com essa irmã, embora ela nem saiba da minha real situação... O que devo fazer??? Conto para ela a verdade? Ela vai poder continuar ministrando os estudos para mim?

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem. Eu fui desassociada há 10 anos atrás e este ano comecei a estudar novamente com uma pioneira de uma congregação que costumo visitar, só que ninguém aqui na cidade sabe que sou desassociada, eu gosto bastante de estudar com essa irmã, embora ela nem saiba da minha real situação... O que devo fazer??? Conto para ela a verdade? Ela vai poder continuar ministrando os estudos para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o correto é contar para ela sua real situação, ela irá conversar com os anciãos, e eles te ajudaram no que precisar.jeova abençoe seus esforços

      Excluir
    2. Se vc contar pra ela, os anciãos vão acrescentar isso como MENTIR PARA JEOVÁ... Infelizmente vc está errada. Após 10 anos, se vc tivesse chegado num ancião e pedido um estudo, eles teriam providenciado uma Pioneira acompanhada com um Ancião para lhe ensinar. Seja sincera consigo mesma e com os irmãos. Vai demorar um pouco, mais pra quem já passou 10 anos, dá pra voltar.
      (Fui Pioneiro Regular 7 anos, papai Ancião.)

      Excluir
  49. Bem estou a quase vinte anos desassociada tentei voltar uns cinco anos atrás não consegui voltei a praticar tudo de novo o erro nao fiquei quinze dias longe do pecado so que agora enterrei esse pecado dentro de mim já voltei pra JEOVÁ só falta o tempo determinado pela organização para voltar ativa não perco nenhuma reunião vou ao congresso esse mes.que todo que estão nessa situação ore a JEOVÁ que ele vai te ouvir como ELE está me ouvindo.

    ResponderExcluir
  50. as pessoas que voltaram a Jeová poderiam postar aqui que voltaram, eu fui escrever a minha carta, porem mesmo que demore eu não vou desistir por que quem perseverá ate o fim será salvo então vou persisti pq Jeová vai ver me esforço isso que importa, e não seres humanos que vão fazer eu desanimar lutarei contra as minhas tendencias, e eu vou procurar fazer tudo certo...

    ResponderExcluir
  51. Sou Desassociado Há 20 Anos E Sei O Que É Sofrimento Neste Sistema Do Diabo, Mas Pretendo Muito Voltar A Servir Ao Verdadeiro DEUS JEOVÁ ! Defendo A Organização DELE. Sei Que A Minha Desassociação Foi Merecida, Eu Tenho Nojo Dos Apóstatas Que Culpam À JEOVÁ Pela Sua Desassociação, Pois JEOVÁ-DEUS Tem Que Manter A Sua Organização Limpa!Aceitar A Desassociação Sem Questionar E Dar Meia Volta, Aí Sim É O Proceder Correto. Está Muito Difícil, Mas Vou Me Esforçar Bastante Para Sair Deste Maldito Modo De Vida E Voltar À JEOVÁ ! Tenho FÉ De Que ELE Ajudará À Mim E À Todo Aquele Que O Buscar Com O Coração Sincero !

    ResponderExcluir
  52. Apesar de Eu Ser Desassociado, Ainda Reconheco Que JEOVÁ É O Verdadeiro Deus! Fico Muito Triste Ao Ver Que Apóstatas Se Rebelam Por Terem Sido Justamente Desassociados ! Quando Fui Desassociado Reconheci Que Eu Mereci E Que JEOVÁ Têm Que Manter A Sua Organização Imaculada! Ainda Tenho Esperança De Retornar À JEOVÁ E Servi-Lo De Todo O Meu Coração, Mente E Força !��

    ResponderExcluir
  53. Jeova ele ama de verdade e nos quer de vouta a organizaçao vamos lutar contra essa imperfeiçao juntos conseguimos

    ResponderExcluir
  54. Fui Desassociado e fui readmitido recentemente, precisei escrever duas cartas, uma com 6 meses e outra com 9 meses e nessa ultima fui readmitido. Porem o que me levou a tristeza profunda não foi o fato de ser desassociado e sim a forma com que fui tratado.
    Visto que tive problemas com o vicio da pornografia por certo tempo fui procurar a ajuda dos anciãos. Eu sendo ancião queria fazer tudo o que era certo pra me reconciliar com o criador, no entanto, acharam que eu devia receber um "choque" nas palavras deles, para que eu mudasse de proceder. Isso não entendia, porque se fui em busca de ajuda pq eu preciso de um choque? Teria que ser entregue ao Diabo para ser perdoado?
    E assim aconteceu...creio que existe na mente de muitos anciãos que quando alguem erra mesmo arrependido, essa pessoa precisa sofrer mais ainda, para que possa haver uma "limpeza" na congregação.
    Mas sempre aprendi, e usava esse conhecimeto nas comissões que participava, que mesmo a pessoa arrependida deve-se fazer de tudo para não desassociá-la, mas não foi isso o que me aconteceu.
    Hoje vejo com clareza que o escravo não dá a minima para os arrependidos e os desassociados, existe pelo mundo muitos que querem voltar e não conseguem pois a Torre dá carta branca para os anciãos tomarem a decisão que quiserem e não a decisão bíblica para o caso específico.
    Isso tudo resulta na destruição da fé que muitos tinhão no inicio e não foram tratados com misericórdia isso leva a pensarmos se realmente existe amor na organização ou se esse amor é só quando convém.

    ResponderExcluir
  55. Me batizei aos 11, com 12 me tornei Pioneiro Regular, foram 7 anos de Serviço Integral. Não cometi nenhum pecado grave. Mas por agir da minha própria maneira, (que funcionou), sem pedi ajuda dos anciãos, acho que magoou o EGO deles. Olha que tratei com todo respeito. Disse que não ia recorrer da decisão por questão de respeito e SUBMISSÃO. O ancião presidente me disse pra assistir as reuniões de gravata (kkk) quando pedi conselhos de como voltar. Só isso, usar gravata. Ele ainda disse: "Como vc não cometeu NENHUM PECADO GRAVE, em 6 meses pode ser readmitido."
    Fala sério, Satanás me ganhou fácil. Cai no mundo depois de 3 meses cometendo vários pecados graves. E agora ancião? A gravata ainda serve?
    Após 4 anos, agora estou vendo as reuniões periodicamente, leio as publicações e tenho Estudo Pessoal, prego para amigos e parentes. Somente espero que ainda me reste um pouco de desejo de voltar pra organização. Mas a SUBMISSÃO AOS ANCIÃOS será o mais difícil...

    ResponderExcluir
  56. Quando vc é desassociado por imoralidade, ladroagem, idolatria ou rebeldia é normal reconhecer o erro e querer voltar.
    Mas tem CASOS RAROS em q vc não vê biblicamente onde errou, foi apenas uma decisão dos anciãos. (Burocracia + Autoritarismo = Submissão)

    ResponderExcluir
  57. olá meu nome é cynthia tenho30 anos e ja fui tj um dia e ja tem 12 anos que fui desassociadas por calunia de ums determinados irmãos que disseram pra meus ancioes que eu tinha feito sexo com uma pessoa e na época eu pedi pra que os irmãos me mostra-se ou me disse-se quem falou para que eles prova-sem mais não teve geito me trataram como uma pessoa mentirosa é uma coisa que minha mãe me ensinou desde criança pois nasci na congregação e nunca tivemos esse ábito ,mais também na época tinha uns irmãos de salvador bahia que estavão presidindo em minha congregação que sempre confiavam ferrenhamente nas duas irmão(alzira e nilzete)e elas não gostavam de mim só por eu ser sempre usada na congregação e eles sempre me elogiavam acho até hoje que deus me perdoa mais acho que foram elas mais jeová vai dar a elas a recompensa,mais voltando ao assunto eles me dissasociaram ,infelizmesnte tive que sair de casa e morar sozinha na capital de minas porque não podia ter contato com minha familia pois o meu padrasto é ancião e minha muito zelosa na fé eram impedidos em ter contatos comigo como amiga nem mesmo filha e é com muita tristeza que estou desabafando com vc hoje .mais agora com lágrimas nos olhos graças a jeová nesses anos todos cresci,conheci o meu marido uma pessoa que me tirou do sofrimento,casei graças a jeová,mais ainda infelizmente não tenho aquele contato com minha familia como antes mais tenho fé em jeová que é o dono do ouro e da prata que vou vencer pois confio em um unico deus verdadeiro que nunca me abandonará e que mostrará um dia a verdade e voltarei para o serviço que sempre gostava que era de pregar com minha mãe a boa nova de jeová.obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, minha família (irmãos) também não falam comigo e respeito isso na vida deles. Como você disse, não desanime e continue firme no seu intuito de voltar à Organização, porque pra Jeová, posso ver que você nunca abandonou. :)

      Excluir
  58. ola Andre! Meu nome e Tobias fui estudante da biblia, E acabei me afastando, retornei, mas afastei! gostaria de conversar no privado para explicar melhor poderia ser?

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo blog, estou a um ano desassociado mas estou pensando em retornar, seu blog me animou bastabte, que Jeová lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  60. Olá André boa noite. Vi que sua resposta a um anônimo, você o desafia a mostrar-lhe uma religião onde se encontra o verdadeiro Deus. Prezado, Deus é só Jeová e você sabe disso. Agora, reflita: As Testemunhas de Jeová detém o monopólio do espírito santo de Jeová? O Papa pensa que os Católicos o tem, todo religioso acredita, seja muçulmano ou adventista. Quero estimular todos a pensarem o seguinte, será que realmente é preciso uma religião? Quem inventou a religião? Os templos eram de Adoração a Jeová, leitura das Escrituras e Ensinamentos geração após geração. Essas coisas de que governos se voltarão contra todas as religiões falsas e depois contra a religião verdadeira, não seria mais modesto dizer que os governos não tolerarão mais esse mal segregador chamado religião? Se os governos vão contra todas as religiões, porquê distingui-las entre as falsas e a verdadeira? E as pessoas que estão em outras religiões mas que tem um coração puro? As testemunhas de Jeová, da qual faço parte a mais de 21 anos de batismo precisam entender a diferença entre Temer a Jeová e ter medo da religião Testemunhas de Jeová. E por favor, não ousem falar "organização" se assim for, podem retirar a parte da suas orações onde se diz "sua vontade aqui na terra". Não conheço melhor religião que as testemunhas de Jeová. Mas a qualidade dos membros tem diminuído cada vez mais. E para alegrar esses menos preocupados com conhecimento, criam o Pedrinho(Kaleb) e deixam os Anciãos tomarem decisões precipitadas não só em desassociar, mas como em readmitir, repreender ou proteger um ao outro, designar, cuidar só dos que tem afinidade. É meu caro, dificilmente teremos Congressos como aqueles no Morumbi onde todos balançavam lenços brancos no final como despedida de quem realmente era irmão. Hoje, nos resta a futilidade de selfies egoístas e brigas por vagas de estacionamento e lugares marcados. Sinto falta da década de 80 e da de 90.....

    Kaiser

    ResponderExcluir
  61. Vejo muitas pessoas reclamando do autor, dizendo que ele não está pronto a voltar. Imagino que essas pessoas se imaginam ser muito teocaticas. Mas cuidado, pessoas teocraticas jamais visitariam um blog de uma testemunha de jeova desassociada! Outra grande prepotencia dos demais é afirmar que ele nao está pronto para retornar. Deixem de ser cobras; quem sabe do arrependimento dele, é Jeova. Quem sabe se ele está pronto ou não, é Jeova. Esse texto foi escrito para ajuda a quem quer voltar, e não para quem ja está la... Como a biblia mesmo aconselha: parem de ter contato com desassociados... E se alguem quiser voltar, independente se ela está preparada ou não, as recebam de braços abertos, porque arrependidos ou nao, é Jeova que sabe, e nosso papel é amar o proximo sem questionar os motivos pelo qual a pessoa voltou a congregaçao

    ResponderExcluir
  62. OI Gente me da uma ajuda estou desassociado desde de fevereiro do ano passado,o motivo Adultério mas não continuei no erro voltei com minha esposa uma semana depois! no ano de2015 estava indo para o Salão do REINO (em outra congregação)não com muita regularidade mas a partir de Janeiro deste ano estou frequente a todas reuniões e em junho escrevi a minha primeira carta a congregação a qual estou frequentando entrou em contato a CG a qual fui desassociado e os irmãos da minha comissão pediram para esperar! fiquei triste mas continuei agora no dia 2 de novembro escrevi novamente os irmãos aceitaram a carta! fui chamado para conversar com os irmãos da minha comissão no final disseram que a decisão deles foi tomada ´´ deliberaram a resposta deles mas falaram que não podiam dar resposta para mim sim para a comissão do salão que que estou frequentando`` AGORA O QUE VCS ACHAM FUI READMITIDO OU NÃO? note ja faz 1 ano e 9 meses que estou desassociado, me ajudem

    ResponderExcluir
  63. Estou desassociada a 4 anos, sempre tive vontade de voltar mas com o passar do tempo o desânimo bate com tudo e como a nossa espiritualidade já não é a mesma coisa aí a coisa fica pior ainda mas a falta que a organização de Jeová faz minha vida é imensa,e a vontade de voltar é maior ainda, no entanto é difícil nos fortalecermos sozinhos, estou frequentando as reuniões, e apesar das reuniões nos encorajar ver tantos irmãos queridos a quem amamos e não podermos dar nem um abraço, me desanima, no último dia 4 assistir uma assembleia,o programa estava ótimo, perfeito, mas pensa você ficar o dia todo em uma assembleia sentada SOZINHA, lanchar sozinha, ver irmãos de outras congregações que a gente gosta e nem se quer poder falar um oi alguns que não te conhece chegar te cumprimentar tão calorosamente e puchar papo contigo e você ter que dizer sou desassociada, e juro não estou questionando ou criticando a desassociação, eu estou de acordo,só acho muito triste e as vezes até desanima a gente, pelo menos é assim que me sinto as vezes quando a dor de não estar na organização de Jeová dói tão forte na alma que chego até me sentir morta pra Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você acha de ser o mais velho de 4 irmãos e nenhum deles saber de sua existência? É assim com os meus. Mas ainda tenho minha mãe que é exceção nessa regra. Mas não se sinta triste. Utilize isso como base pra voltar. Quando voltar, poderá fazer sua seleção de amizades verdadeiras e servir ao único Deus verdadeiro.

      Excluir
  64. Boa Tarde,como não encontrava informações especificas sobre a readmissão, tentei o google. Confesso que ha principio fiquei temerosa,pois sei que muitos se ressentem e se tornam opositores. Como a maioria, também estou desassociada e não está sendo nada fácil o retorno! Uma coisa é você ensinar que a desassociação ocorre em ultimo caso, que se fazem muitas tentativas de ajudar o transgressor. Porém, não foi que ocorreu comigo, não houve nem sequer uma comissão judicativa. No entanto, eu concordo com a minha desassociação. Me divorciei sem base bíblica, e me casei novamente com uma pessoa que não serve a Jeová.Lidar com o julgamento do ser humano é algo difícil demais. O que me dá conforto é saber que Jeová nos vê de uma maneira diferente, que está sempre disposto a nos perdoar. Eu fui covarde, pois não enfrentei a comissão pois sinceramente tive medo. Anos antes, minha irmã havia sido repreendida, e foi tão humilhada que chegou na minha casa em estado de choque, meu ex-marido que na época era ancião, as vezes relatava que tais reuniões judicativas eram muito tensas.Eu quis evitar a tensão, a humilhação, mas ocorreu a desassociação. Na época não achei justo, estava inativa, mal frequentava as reuniões. Enfim, agora mais do que nunca eu quero voltar a fazer parte da Organização de Jeová. Não espero que o meu marido me acompanhe, o fato dele não se opor já é o bastante. Mas não consigo explicar a desassociação para ele. Só quando se vive a situação se vê, que a pior punição é a indiferença. Mas, estou contente em ver que há pessoas como eu, buscando retomar sua relação com Jeová Deus! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, como você foi desassociada sem comissão judicativa? Curioso.

      Excluir
    2. Olá André, realmente é algo curioso. Houve uma tentativa, digamos fui convocada de uma forma nada amorosa a comparecer à uma reunião. Como já sabia que que seria tratada com rispidez, pois vi muito disso acontecer, e pelo fato da ligação do irmão me intimando, de forma até grosseira resolvi não comparecer. Fui desassociada de imediato. Estou assistindo novamente às reuniões, e focando no alvo dá readmissão, mas confesso que não é nada fácil. Pois não existe pior castigo que o desprezo. Agora na situação de desassociada, eu não consigo ver a desassociação como algo amoroso, é doloroso é humilhante! Só vejo como uma decisão humana, é inconcebível imaginar que um Deus de amor use tal forma de punição. Se estou me empenhando em retornar é porque no íntimo sinto o mesmo amor por Jeová é sei que Ele jamais me abandonou ou se esqueceu de mim.

      Excluir
  65. Eu apostatei. As dúvidas sempre presentes me levaram a ler os livros do Raymond Franz, então pensei que tinha resolvido todos os problemas da humanidade, conversei com muitas pessoas sobre, alguma me dedurou aos anciãos, que formaram uma comissão onde relembraram até de meus pecados passados e já resolvidos. Me irritei com essa atitude deles e pedi pra sair. Não sou acostumado com a vida no mundo, então sofri bastante. Por fim, me tornei ateu. Só que não consigo esquecer dos ensinamentos de Jesus e nem dos meus amigos. Estou considerando seriamente a possibilidade de voltar. Desassociação não tem a ver com Jesus, pelo contrário, é só um abuso legalista por parte de homens limitados e enfunados de poder. Mas, apesar disso, ainda penso que ela pode ser útil, talvez a MELHOR maneira de matar o orgulho prejudicial que eu ainda sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizando: Fui no salão, debaixo de muita chuva e a pé, pois não dirijo. Cheguei propositalmente um pouco atrasado. Poucos metros antes do portão, um irmão estacionou, saiu do carro para pegar a pasta no porta-malas. Tudo isso bem na hora que eu estava passando. Chovia demais e ele não tinha guarda-chuva. Pensei "ofereço o guarda-chuva ou não ofereço?" umas duzentas vezes, mas a vergonha me fez não oferecer. Fiquei parado antes de entrar, me sentindo muito mal. Voltei para casa... Chorei muito. Não sei se vou arranjar coragem para assistir as reuniões sabendo que até ajudar alguém é praticamente um crime...

      Excluir
  66. Gostaria de saber como começar a escrever a carta aos anciãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreva no endereço: andrelago@yahoo.com.br

      Excluir
  67. Precisamos retornar enquanto a tempo do jeito que o mundo está tenho medo de não dá tempo tô tentando agora

    ResponderExcluir
  68. Não é fácil ouvir aquelas palavras,você (fulano (a) não é mais testemunha de Jeová!me doeu muito e a culpa foi minha ,Eu sabia o que era certo e ainda assim insisti no meu pecado. A gente às vezes não dá valor até perder.hoje em dia é um pouco difícil encontrar um irmão qualificado,acabei me iludindo com um do mundo.E as consequências foram horríveis.Quase perdi minha vida e o pior é que eu não precisava ter passado por isso,eu já tinha sido repreendida e os anciãos procuraram me ajudar e encorajar.eles cuidaram muito de mim. E eu logo depois de sair da repreensão, me envolvi nesta furada ! Eles procuraram me ajudar novamente mas é tão difícil contar a transgressão,Eu nao fui de todo honesta,contei meias verdades por medo ,No fundo a gente tem medo de ser desaprovados.e acabei sendo desassociada. Faz 4 meses.sinto uma tristeza. E se Deus quiser logo volto.mas digo á todos que não desistam!os anciãos não são perfeitos e podem deixar a desejar!Mas Jeová não!E façam de tudo para salvar a espiritualidade,mude de congregação se precisar! Você não é obrigado a continuar na mesma congregação!Foi nesta nova congregação que me senti viva espiritualmente. E salvou toda minha família que já estava desanimada por ver certos comportamentos desonestos,Mas Jeová irá julgar sobre os que tomam conta do rebanho. Porque isso não devemos guardar rancor! Muda de congregação e pronto segue em frente. E esse seu post André me ajudou a querer continuar na luta pela verdade.

    ResponderExcluir
  69. Também estou desassociado. Gostei da sua honestidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  70. Oi,minha história é o seguinte pedi pra ser desassociada à nove anos atrás, pk queria entra pra mundo d Teatro e abandonar jeova , um tempo depois comecei a frequentar festas, cometi fornicaçao , até aprendi a falar mentira. Dois anos depois construi minha familia, sofri mto,mas smp pensando em jeova. Assistia reunião um ou duas vezes ,mas não tinha quem me encorajasse e acabava por desistir. Nunca casei smp vivi no meio da fornicaçao ente outros pecados. Sinto falta dos meus irmãos na fé, dos conselhos atribuidos, enfim... Hoje estou separada da pessoa k vive seis anos , e estou pensando em dar meu primeiro passo em voltar para a organização de jeova. Eu sei que vou ter muitos obstáculos pra frente

    ResponderExcluir
  71. eu fui readmitido menos de 30 dias. obg pelo post que vai fazer 4 anos. andre...volta...vai ajudar muitas outras pessoas...enfim...sempre venho neste postagem reler e de alguma forma ter empatia. abraço a todos!

    ResponderExcluir
  72. oi...achei muito útil esta matéria.. queria agradecer de todo coração.. realmente não eh facil voltar, toda vez q vc começa a se emprenhar algo aparece na sua frente... já faz 9 anos q estou desassociada e não é fácil messsmo... a carência é o q mais nos consome... parabéns pelo blog! e obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber como faço uma carta para ser readmitido nas testemunhas de Jeová

    ResponderExcluir
  74. O problema é que eu após pesquisa profunda, já nem acredito em doutrinas como "Cristo pregado em estaca" em vez de cruz, "ressurreição terrena+celestial", "Derramamento das 7 taças da ira de Deus coincidentes com 7 congressos das TJ nos EUA", doutrina das "transfusões de sangue", "1914- ano marcado", etc. Reconheço-lhes ordem e partilho a não-crença no inferno de fogo, vida após a morte e trindade, mas as acima referidas não creio mais. O que fazer?!

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de saber como começar a escrever minha carta.. alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreva no email: andrelago@yahoo.com.br ;)

      Excluir
  76. Estou desassociada há 12 anos.Durante esse tempo vez ou outra recebo a visita dos anciãos.Cansei de penar nessa vida.Quero ter paz e alegria de antes.Estou decidida a voltar p a Organização e estou dando passos p isso.

    ResponderExcluir
  77. Estou desassociada há 12 anos.Durante esse tempo vez ou outra recebo a visita dos anciãos.Cansei de penar nessa vida.Quero ter paz e alegria de antes.Estou decidida a voltar p a Organização e estou dando passos p isso.

    ResponderExcluir
  78. Sou Ariéle , tenho 19 anos, e fui criada em um lar dividido... Mesmo com os desafios que tive, adquiri uma vida cristã exemplar . Fui publicadora com 8 anos e me batizei com 14 e logo em seguida fui pioneira regular. Até então eu era o xodó da congregação,mas eu havia aprendido que servimos a Jeová por amor e que todo afeto de bajulaçao não é sincero. E isso senti na prática, como qualquer jovem em fase da adolescência, tive meus desânimos, o meu era desânimo emocional. Tentei procurar ajuda, mas a única coisa que fizeram foi tirar meu privilégio de pioneira... Em seguida, pararam de me chamar para as recreações , e chegaram a mandar os jovens se afastar de mim... Fiquei me sentindo só, eu só queria uma mão amiga pra me tirar da tristeza, mas fui chutada quando não fui mais útil. Isso mecheu tanto comigo que escrevi uma carta me dissociando, para minha surpresa os anciãos nem se importou, tratou como algo super normal de acontecer. Faz 1 ano que estou dissociada e 3 pra 4 meses frequentando regularmente as reniões, ainda vivo como cristã e sempre me desculpo por ter colocado a raiva que tive dos irmãos em Jeová . Choro toda a noite,pedindo que Jeová me der forças e me aceite de volta, porque eu sei que não aguento ficar muito tempo longe dele e os anciãos não estão me dando apoio. Eu quero muito voltar, do fundo do meu coração, eu desejo voltar. Quero sentir alegria em está nas reuniões, pois, já não sinto mais por causa da tristeza de ser considera uma mundana agora.

    ResponderExcluir
  79. Sou Ariéle, tenho 19 anos e fui criada em um lar dividido, mas que apesar dos desafios, sempre dei o meu melhor pra Jeová. Fui publicadora com 8 anos e me batizei com 14 e logo em seguida fui pioneira regular... Nunca dei trabalho na organização e sempre tive uma conduta correta, porém como qualquer jovem em fase da adolescência tive meus desânimos, desânimos emocional. Eu sabia que em uma vida esperitual ia existir obstáculos, mas também era ciente que os irmãos ajuda a enfrentá-los... E não foi bem o meu caso.
    Quando eu mais precisei, todos viraram as costas, deixaram de me chamar para as recreações, e até mandaram os jovens se afastar de mim. Eu estava com uma crise emocional e precisava de apoio , Jeová sabia que eu era importante pra ele, mas os irmãos não viram da mesma forma. Me senti só e escrevi uma carta me dissociando. Faz 1 ano que sou dissociada e 3 pra 4 meses assistindo regularmente as reuniões, ainda tenho uma vida cristã. Mas os anciãos não falam nada, nem pra dar apoio. Mas me desculpo sempre para a Jeová, por ter colocado a culpa nele. Ele sabe do tanto que a amo, e choro todas as noites por está nessa situação, e eu não posso reclamar pq escolhi, fui tola. Queria poder voltar , retomar as coisas. Em oração eu clamo pra que tenha piedade de mim, eu não estou aguentando o castigo, as reuniões não me alegra mais, não sei mais o que é alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arielly, sei muito bem oque vc está passando, não fique pensando nas falhas dos irmãos , lembre-se não são perfeitos!
      Se apegue a disciplina como sua vida...
      queria te explicar mais só que por aqui fica ruim explicar!!

      Excluir
    2. Como já comentei acima, me arrependi por ter colocado a culpa em Jeová, na qual ele jamais merecia. Hoje , mesmo dissociada sempre estou a lembrar a minha mãe que , nosso único modelo é Jesus conforme diz Salmos 18:2, e pelo fato de sermos pecadores , devemos conviver com a imperfeição dos demais... Reconhecendo que , deixar o erros dos irmãos atingir nossa espiritualidade não mudará a situação pra melhor. Estou sempre a lembrar do texto de Salmos 112:8
      Seu coração é inabalável, ele não terá medo.

      Excluir
    3. Como já comentei acima, me arrependi por ter colocado a culpa em Jeová, na qual ele jamais merecia. Hoje , mesmo dissociada sempre estou a lembrar a minha mãe que , nosso único modelo é Jesus conforme diz Salmos 18:2, e pelo fato de sermos pecadores , devemos conviver com a imperfeição dos demais... Reconhecendo que , deixar o erros dos irmãos atingir nossa espiritualidade não mudará a situação pra melhor. Estou sempre a lembrar do texto de Salmos 112:8
      Seu coração é inabalável, ele não terá medo.

      Excluir
  80. oi boa noite.ja estou desasociada a 2 anos.me separei mas meu ex marido continua a morar comigo.diz q nao tem aonde morar.por isso nao posso ser readmitida.sofro muito com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, existe um ditado idiota que diz "se ex fosse bom não seria ex". Então se você se separou do seu marido, seja lá qual foi o motivo, se ele mora em sua casa significa no mínimo que você o perdoou ou que vocês se gostam. Porque não se casam de novo? De qualquer forma, não fica bem para solteiro nenhum, morar com alguém do sexo oposto em casa e isso é levado em conta. Não sei dos pormenores, mas acho que você tá precisando resolver sua situação com seu ex-marido, antes de definir sua situação com a Organização. Não acha?

      Ore a Jeová, busque conselhos e que decida pelo melhor.

      Excluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.