sábado, 15 de abril de 2017

DEUS MANDOU LHE DIZER...


"Fiz uma aliança com Deus: 
que Ele não me mande visões, sonhos, nem mesmo anjos. 
Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, 
que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer 
tanto para esta vida quanto para o que há de vir"

- Martinho Lutero



Um costume muito comum dentro das igrejas evangélicas, especialmente as pentecostais, são as chamadas Revelações de Deus. Eles fazem cultos, círculos de oração, onde costumeiramente aparece profetas de plantão que te aborda com a famosa "Deus mandou lhe falar..." E tome-lhe profetada e revelação.

Eu namorei por um bom tempo uma garota pentecostal. E curioso que sou, cheguei a acompanhar alguns cultos para corroborar com algumas informações que eu tinha de ouvir falar. Entre transes, discursos superficiais, louvores emocionais, e o reteté, nada disso me incomodou tanto que as tais "revelações de Deus." Por um motivo muito óbvio: é cruel influenciar a vida de alguém de forma irresponsável, uma vez que a própria Bíblia diz que não existem mais revelações e profecias em nossos dias. (1 Corintios 13:8)

Certo dia estava ouvindo o testemunho de uma crente que diz que acabou com o casamento simplesmente porque ouviu de um profeta que Deus mandou dizer que ele não era o homem ideal. Soube de um caso onde um homem deixou o emprego porque teria tido uma revelação de que ali não era um lugar para ele trabalhar. A pessoa está desempregada até hoje e vivendo de favores do que os irmãos podem dar. 

O problema é que parte do pentecostalismo brasileiro sincretizaram a fé miscigenando o cristianismo com práticas da umbanda e candomblé. Nessa perspectiva, em vez de consultar o pai de santo, consulta-se o profeteiro, com o objetivo único de que este lhe diga a vontade de Deus.

NÃO EXISTEM MAIS PROFETAS EM NOSSOS DIAS

A Bíblia tem um tema, que é o Reino de Deus e os benefícios que esse governo trará aos servos de Deus. Tudo dentro da Bíblia teve um propósito que era o de instruir e direcionar os cristãos. Todas as profecias, nos dias de Israel eram direcionados a necessidade do povo de Deus continuar esperando o messias. Elas envolviam a vontade de Deus pro seu povo, e os riscos de se afastarem. Os profetas eram instrumentos de revelação, homens a quem Deus lhes dava a conhecer a sua vontade e a quem Ele autorizou atuar como seus porta-vozes. Eles não davam opinião particular na vida pessoal de ninguém.

O mesmo ocorreu com os profetas nos dias de Jesus. Na congregação de Corinto, por exemplo, os profetas eram homens que tiveram revelações e “entenderam todos os mistérios”. Algumas vezes, a revelação era uma pregação, e em outras era uma diretiva, e em outras ocasiões (como no Apocalipse de João), era uma complexa revelação da mente de Deus que abrangia uma ampla variedade de temas doutrinários, exortativos e escatológicos.

Os profetas cumpriram seu propósito. As escrituras gregas foram estabelecidas por Deus. Depois disso, o apóstolo Paulo foi claro: Dons de profecia seriam eliminados!

Dentre as Testemunhas de Jeová não existem revelações e nem profecias. Mas pode ser que desassociado, você se sinta inclinado a ouvir amigos ou colegas de trabalho evangélicos que dizem que tem uma revelação para a sua vida. Não permita que sua situação fragilizada se deixe levar por esses falsos profetas.







12 comentários:

  1. OI ENTÃO, QUE FIM LEVOU ESTA SUA EX-NAMORADA? CONTINUA NAQUELE ANTRO?ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Estou afastado quem desejar conversar por whatsapp por favor pode mim chamar sou homem. de salvador 71 993814505

    ResponderExcluir
  3. Fui desassociada na quinta passada! Eu sei que o certo é voltar, mas me.sinto magoada, parece que fiz o certo, confessei meus erros, mas fui jogada de lado. Esse sentimento vai passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou há 7 meses desassociado. Acredite vai demorar pra passar, fica a sensaçao de que voce foi lá se derramou abriu seu coraçao e mesmo assim foi desassociado. Mas como voce mesmo disse voltar é a coisa certa. com o tempo as coisas fazem tanto sentido que chega a ser assustador. Nao ceda ao desanimo. VOLTE.

      Excluir
    2. Vai passar, mas demora um tempo. Lhe aconselho a se afastar por um tempo. Quando esse sentimento diminuir, ai você decide se vai continuar ou não.

      Excluir
  4. Discurso especial hoje! Minha primeira reunião depois do anúncio. Onde arrumar forças pra ir?? ��

    ResponderExcluir
  5. André, eu esqueci o endereço do seu outro blog, pode me passar, por favor? Gostaria que vc comentasse sobre a situação das Testemunhas de Jeová na Rússia. Agora elas são uma religião proibida lá.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá André. ..Estou já um ano desassociada só que além do sentimento de culpa enorme que eu sinto tenho uma dúvida muito grande que me atormenta muito...Quando passei pela comissão eu não. Confessei todos os meus erros..senti muita vergonha.escondi muita coisa...Isso sempre me perturbou muito. ..Mas agora quando tive conversando com um ancião eu disse a ele que não conseguia oraramente por que me sentia muito culpada pelo que eu não confessei a eles..
    Daí eles marcaram já conversa comigo e me incentivaram a contar tudo. ..Só que mais uma vez eu não consegui falar tudo..falei de novo tudo pela metade...Só que eles acham que está tudo bem ..Mas não está. .. Gostaria que me ajudasse...Será que ofato de eu não ter contato tudo pode atrapalhar minha readmissão? ??ou até mesmo jeova não me perdoarpor esse erros não confessados? ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está desassociada, correto? Acredito que para Jeová, você já confessou todos os seus erros. Nâo vejo necessidade disso, a não ser que ele envolva outra pessoa, e que ela esteja sendo beneficiada por isso.

      Então não há porque se sentir assim. Você já está pagando por TODOS seus erros quando foi desassociada. A desassociação não é como a "confissão da igreja católica" em que você precisa se punir especificamente por cada erro.

      Excluir
    2. Na minha humilde opinião, se minha consciência me acusasse eu iria e contaria tudo! Eu não aguentaria viver na dúvida! Mas como eu disse, esse é só meu modo de ver!

      Excluir
  8. Boa tarde, André.

    Essa semana volto a assistir as reuniões, depois de 9 anos desassociado. Sei que vai ser dificil no começo e durante esse período, mas apenas servindo a Jeová temos a verdadeira alegria.

    Eu espero conseguir, com a ajuda Dele.

    Abração.

    ResponderExcluir

TODOS COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS. (1) Não tiro dúvidas sobre doutrinas cristãs (2) Não permito ofensas, palavrões ou termos vulgares. (3) Não é permitido proselitismo, apostasia, contudo, aceitamos bons argumentos.